Resenha: A paciente silencionsa
A paciente silenciosa
Autor: Alex Michaelides
Páginas: 350
Editora: Record
Sinopse: Alicia Berenson tinha uma vida perfeita. Ela era uma pintora famosa casada com um fotógrafo bem-sucedido e morava numa área nobre de Londres que dá para o parque de Hampstead Heath. Certa noite, Gabriel, seu marido, voltou tarde para casa depois de um ensaio para uma revista de moda e, de repente, a vida de Alicia mudou completamente.
Alicia tinha 33 anos quando deu cinco tiros no rosto do marido. Depois disso, nunca mais disse uma palavra.
A recusa da artista a falar ou a dar qualquer explicação transforme essa tragédia doméstica em algo muito maior - um mistério que atrai a atenção do público e aumenta ainda mais a fama da pintora. Entretanto, ao mesmo tempo que seus quadros passam a ser mas valorizados que nunca, ela é levada para o Grove, um hospital psiquiátrico judiciário na zona norte de Londres.
Theo Faber é um psicoterapeuta forense que espera há muito tempo por uma oportunidade de trabalhar com Alicia. Ele tem certeza de que é a pessoa certa para lidar com o caso. No entanto, sua determinação para fazê-la falar e desvendar o mistério de por que ela atirou no marido o arrasta para um caminho tortuoso que sugere que as raízes do silêncio de Alicia são muito mais profundas do que ele jamais poderia imaginar.
E, se ela falar, ele será capaz de encarar a verdade?
O que eu achei: Alicia é uma pintora e seu marido Gabriel um fotógrafo. Um dia ela atira nele e nunca mais fala, desde então está internada em um hospital psiquiátrico.
Uma história interessante, narrada do ponto de vista de Théo que é terapeuta de Alicia, e com partes do próprio diário de Alicia. Mostra bem a dinâmica e investigação do lado psiquiátrico e todo motivo por trás do silêncio da personagem.
A cada momento em me perguntava se tudo aquilo estava mesmo acontecendo, e também passava a desconfiar de todo novo personagem que aparecia.
Instigante que não dá vontade de parar de ler, cada nova pista que vai aparecendo te leva para um lugar diferente e te deixa mais confuso, e é isso que deixa a história mais envolvente.
Criei muitas teorias e nenhuma estava certa sobre o motivo de ela não falar. Mas o plot (aquele lá haha) eu acabei acertando.
Ainda achei que ficaram pontas soltas com Kathy e o Christian, mas ainda é um livro excelente.
Quem já leu essa obra?
2 comentários
Amei o post. Eu tive uma relação complicada com essa leitura, abandonei uma vez por não conseguir me ambientar, mas quando peguei para ler pela segunda vez não consegui largar.
ResponderExcluirVocê já leu As Musas do autor? O Théo aparece nele.
Beijos
https://www.dearlytay.com.br/
Eita! Parece um livro bastante interessante, viu?
ResponderExcluirhttps://blogmariianaleal.blogspot.com/