Resenha: A revolução dos bichos

A revolução dos bichos
Autor: George Orwell
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 147

Sinopse: Cansados da exploração a que são submetidos pelos humanos, os animais da Granja do Solar rebelam-se contra seus donos e tomam posse da fazenda, com o objetivo de instituir um sistema cooperativo e igualitário, sob o slogan "Quatro pernas bom, duas pernas ruim".
Mas não demora muito para que alguns bichos - em particular os mais inteligentes, os porcos - voltem a usufruir de privilégios, reinstituindo aos poucos um regime de opressão, agora inspirado no lema "Todos os bichos são iguais, mas alguns bichos são mais iguais que outros". A história da insurreição libertária dos animais é reescrita de modo a justificar a nova tirania, e os dissidentes desaparecem ou são silenciados à força.
Instrumentalizada na época da Guerra Fria como arma anticomunista, A revolução dos bichos transcende os marcos históricos da ditadura stalinista que a inspirou e resplandece hoje passados mais de sessenta anos de seu surgimento, como uma das mais extraordinárias fábulas sobre o poder que a literatura já produziu.

O que eu achei: Um livro que ensina muito, e apesar de ter sido escrito há anos ele é muito atual. É uma crítica à União Soviética/Guerra Fria/anticomunismo e afins retratado tudo pelos animais, tanto que os "chefões" da Granja, eram os porcos, os maiores e mais poderosos o que também era uma crítica ao momento da Guerra Fria.
Eu não sou muito entendedora de Guerra Fria, mas dá pra entender toda a crítica (no posfácio ela é toda explicada), mas a história é bem leve e fácil de se compreender.
Gostei muito da escrita de George Orwell e pretendo ler as outras obras dele.

Vocês já leram esse livro ou alguma obra do autor?

 

You May Also Like

11 comentários

  1. Ainda não li mas tenho vontade ♡
    https://blogmariianaleal.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Estou com esse livro no carrinho de compra, só me falta finalizar kkkkkkk. Estou adorando ler mais sobre política e só vi elogios acerca desse livro!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  3. Ainda não, assumo que não é meu tipo de leitura, mas parece ser um bom livro

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  4. Este livro é um clássico bem suave para começar à ler sobre o assunto. Um outro que faz a mesma linha e quase da mesma época é o Admirável Mundo Novo do Aldous Leonard Huxley que inclusive virou filme. Temas mais que atuais e leitura mais que necessaŕia! Ótimo post!

    Beijos!
    tucacheias.com

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho esse livro com outra capa, amei a leitura, preciso até reler pq deve ter uns 15 anos que li.

    Beijos/Kisses.



    Anete Oliveira

    Blog Coisitas e Coisinhas

    Fanpage

    Instagram

    ResponderExcluir
  6. Esse livro é um clássico, mas ainda não o li.

    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  7. Já ouvi falar muito sobre esse livro mas ainda não li.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  8. Eu já tinha ouvido falar demais nesse livro, é bem famoso, né? Deve ser muito bom. Acho que o livro que eu li que retratava bem sobre história foi "A menina que roubava livros", mas só tive tempo de ler metade xD.
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir
  9. Excelente livro eu sou fan de george orwell 1984 é melhor ainda ele é bem critico aos estados totalitários o século XX que ainda estão presentes no século XXI

    ResponderExcluir