Resenha: Eu sei por que o pássaro canta na gaiola

Eu sei por que o pássaro canta na gaiola
Autora: Maya Angelou
Páginas: 336
Editora: Astral Cultural

Sinopse: Racismo. Abuso. Libertação

A vida de Marguerite Ann Johnson foi marcada por essas três palavras. A garota negra, criada no sul por sua avó paterna, carregou consigo um enorme fardo que foi aliviado apenas pela literatura e por tudo aquilo que ela pôde lhe trazer: conforto através das palavras. Dessa forma, Maya, como era carinhosamente chamada, escreve para exibir sua voz e libertar-se das grades que foram colocadas em sua vida. As lembranças dolorosas e as descobertas de Angelou estão contidas e eternizadas nas páginas desta obra densa e necessária, dando voz aos jovens que um dia foram, assim como ela, fadados a uma vida dura e cheia de preconceitos. Com uma escrita poética e poderosa, a obra toca, emociona e transforma profundamente o espírito e o pensamento de quem a lê.

O que eu achei: Esse livro é uma autobiografia de Maya Angelou, poetisa e ativista civil norte-americana, que nos conta um pouco de como foi sua infância e adolescência.
São passagens relatadas difíceis de engolir e entender sob o olhar de Maya, e que também causam muita frustração. Gatilhos para racismo e violência/abuso sexual, com tópicos bem pesados, mas necessários.
Em alguns momentos acabei forçando a leitura, pois a narrativa estava maçante, mas a leitura é essencial, com uma enorme clareza de detalhes sobre os fatos e outros personagens que fizeram parte de sua vida.
É lindo de ver sua evolução, mas também muito triste saber e entender por tudo que ela passou, um amadurecimento precoce e uma luta sem fim, mas com muita força e coragem.

You May Also Like

3 comentários

  1. Esse livro deve ser bem intenso tendo em vista os temas que ela aborda e até hoje existem em nossa sociedade. Também voltei a ler e soltarei algumas resenhas de livros no blog.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  2. O género de livro de que irei gostar, se tiver oportunidade de ler.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Parece ser um livro encantador e cheio de emoção. Obrigado por compartilhar.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está em HIATUS DE VERÃO do dia 03 de fevereiro à 06 de março, mas comentarei nos blogs amigos nesse período. O JJ, portanto, está cheio de posts legais e interessantes. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir