Resenha: Amêndoas

 
Amêndoas
Autora: Won-pyung Sohn
Editora: Rocco
Páginas: 288

Sinopse: Yunjae nasceu com uma condição neurológica chamada alexitimia, ou a incapacidade de identificar e expressar sentimentos, como medo, tristeza, desejo ou raiva. Ele não tem amigos ― as duas estruturas em forma de amêndoas localizadas no fundo de seu cérebro causaram isso ―, mas a mãe e a avó lhe proporcionam uma vida segura e tranquila. O pequeno apartamento em que moram, acima do sebo da mãe, é decorado com cartazes coloridos com lembretes de quando sorrir, quando agradecer e quando demonstrar preocupação.
Então, no seu décimo sexto aniversário, véspera de Natal, tudo muda. Um ato chocante de violência destrói tudo que Yunjae conhece, deixando-o sozinho. Lutando para lidar com a perda, o garoto se isola no silêncio, até a chegada do problemático colega de escola Gon.
Conforme começa a se abrir para novas pessoas, algo se modifica lentamente dentro dele. Quando suas novas amizades passam a apresentar níveis de complexidade, Yunjae precisará aprender a lidar com um mundo que não compreende e até se colocar em risco para sair de sua zona de conforto.

O que eu achei: Eu estava ansiosa para ler esse livro e acabei devorando rapidinho. A autora tem uma escrita leve o que tornou a leitura bem fluida, com uma narrativa envolvente e capítulos curtos que te prendem.
O assunto principal é a alexitmia de Yunjae, que é a incapacidade de expressar qualquer sentimento seja ele bom ou ruim, e apesar do personagem não conseguir sentir, somos nós leitores que sentimos tudo pelo que ele passa.
Uma história tocante e emocionante e plots destruidores. Ele sempre encontrou alguém em quem se amparar (ou essas pessoas o encontraram) todas de certa forma traziam algo de bom para sua vida ou o ensinavam como enfrentar diversas situações.
Um livro com personagens marcantes, como Gon e Dora que surgiram para trazer a luz no fim do túnel que Yunjae precisava, para que ele pudesse ao menos ter algumas experiências diferentes.
Confesso que várias partes me deram aflição, mas cada detalhe foi necessário para o desenrolar e o desfecho da história.

"A vida adquire vários sabores conforme acontece."

Alguém já leu essa linda obra? E pra quem curte, esse livro foi indicado pelo Namjoon e também inspirou o Min Yoongi (ambos do BTS) a escrever algumas músicas do seu último álbum, coisa mais linda né?

You May Also Like

3 comentários

  1. Meloren ainda não li essa obra mas confesso que fiquei curiosa pra ler o livro bjs.

    ResponderExcluir
  2. Eu não li mas a temática me deixou bastante interessada!
    https://blogmariianaleal.blogspot.com/

    ResponderExcluir