Resenha: Os sofrimentos do Jovem Werther

Os sofrimentos do Jovem Werther
Autor: J. W. Goethe
Editora: Intrínseca
Páginas: 143

Sinopse: A literatura alemã divide-se em antes e depois de Os sofrimentos do jovem Werther

Ao escrever Werther, em 1774, Johann Wolfgang Goethe alcançava sua primeira obra de sucesso e, de quebra, dava início à prosa moderna na Alemanha.

Werther não é, simplesmente, um romance em cartas assim como A nova Heloísa de Rousseau ou Pamela de Richardson. Esta que é uma das mais célebres obras de Goethe é o romance de uma alma, uma história interior. Dilacerante, arrebatada é a história de uma paixão literalmente devastadora. Com enorme repercussão quando do seu lançamento, Werther foi um testemunho de como a literatura tinha poder de agir na sociedade. Não foram poucos os suicídios atribuídos ao romance.

Johann Wolfang von Goethe nasceu em Frankfurt em 1749 e morreu em Weimar em 1832. Poeta, romancista, dramaturgo, crítico, estadista, tornou-se um dos maiores vultos do pensamento alemão, tendo influenciado várias gerações. Em 1775, a convite do Duque Carlos Augusto, foi administrador de Weimar, onde destacou-se brilhantemente como administrador, financista e estadista. Deixou vasta obra, onde se destacam, entre outras, Werther, Ifigênia, Elegias Romanas (poesia), Fausto, Teoria das cores, Viagem à Itália, Poesia e Verdade.

O que eu achei: Um clássico, mas sem um final feliz.
Confesso que por ser um clássico e ser traduzido em sua forma original foi bem difícil compreender algumas partes.
O livro é um romance epistolar (com cartas) e toda história se passa num tempo de 1 ano e meio. Transcorre sobre o jovem Werther contando a seu amigo, Wilhelm, sobre seu amor impossível por Lotte, que é uma garota comprometida e só vê Werther como um amigo querido.
Posso dizer que não me prendeu muito essa obra por conta da difícil compreensão o que a deixou menos interessante para mim. 
PODE CONTER SPOILER: Não sei se por ser um clássico, vocês sabem do final, mas como eu disse ele não é feliz e Lotte não fica com ele pois já tem seu marido. O que faz com que Werther faça algo inesperado. Tem umas reflexões muito boas no meio da história que faz valer a pena a leitura.

You May Also Like

2 comentários

  1. Que me parece ter uma história bastante bonita para conhecer
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

    ResponderExcluir
  2. Sinceramente eu adoro iniciar leituras já sabendo +- o final, no caso se é um "final feliz" ou não. Já finalizei leituras e fiquei muito frustrada pois senti que a história não levava a lugar nenhum.

    Curti muito a resenha, parece uma boa história!

    Abraços!
    https://barbaradoblog.com/

    ResponderExcluir