Resenha: O morro dos ventos uivantes

O morro dos ventos uivantes
Autora: Emily Bronte
Editora: Principis
Páginas: 368

Sinopse: Uma história sombria de paixões e vingança, este livro provou ser um dos clássicos mais duradouros da literatura inglesa. A turbulenta e tempestuosa história de amor de Cathy e Heathcliff se estende por duas gerações, desde o tempo em que Heathcliff, um menino estranho e grosseiro, é trazido para viver na propriedade varrida pelo vento dos Earnshaws.

O que eu achei: Eu já sabia das dificuldades que enfrentaria ao ler essa obra, por ser um clássico lançado em 1847, com termos bem complexos para compreender. Tive até que montar uma árvore genealógica/mapa mental para entender o tanto de personagens desse livro e suas respectivas ligações.
Para começar a história toda é contada por Ellen Dean (Nelly) a governanta, para o Sr. Lockwood que é um locatário da Granja onde tudo aconteceu, mas tudo começa muito antes de ele se mudar.

Segundo conta Nelly: o patriarca Earnshaw tem dois filhos Catherine e Hindley e todos moram no Morro dos Ventos Uivantes e depois de uma certa viagem, o Sr. Earnshaw adota Heatcliff (sem maiores detalhes sobre ele) e a partir daqui tudo gira em torno dos 3: Catherine, Hindley e Heatcliff.

Eu ia fazer uma resenha bem detalhada explicando cada ação dos personagens, mas achei melhor não porque ia ficar extensa demais. O desfecho também não vou deixar por aqui, porque seria como contar o final da história. Mas posso dizer que essa não é uma história sobre amor, na verdade ela retrata questões psicológicas com loucuras que as pessoas fazem e que podem causar até destruição (retratada pela morte das personagens). Uma interpretação freudiana seria de que Catherine seria o ego, Heatcliff o ID e Edgar o superego.

Quem leu, o que acha desse livro e seu desfecho?

You May Also Like

10 comentários

  1. Nossa, profundo, já ouvi falar desse livro e se não me enganos tem um filme tbm, sabia que era bem antigo, mas não é uma história que me chamou atenção para ler.
    Beijos

    Momentos e outras coisas

    ResponderExcluir
  2. Parece ser mais um bom livro para ler, mas acho que nunca tinha ouvido falar
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

    ResponderExcluir
  3. Oi Mel,
    Menina do céu, acho que já faz mais de 10 anos que li esse livro, confesso que já não lembro de muita coisa, mas pretendo fazer uma releitura ainda esse ano pra ver se vou gostar tanto quanto antes.

    Beijos,
    https://brenshelf.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Que linda a versão do seu, eu tenho uma, mas foi bem barato e é molinho. rs
    Ainda não li e gostei de saber o que você achou.
    Beijos!!
    https://www.pamlepletier.com/

    ResponderExcluir
  5. Amei a resenha. Nunca li o livro, lembro que quando li crepúsculo era doida para ler por causa da Bella.
    Beijos
    https://www.dearlytay.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu ainda não li mas pelo resumo fiquei curiosa :)
    https://www.blogdamari.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Ainda não conhecia o livro mas fiquei curiosa pra ler bjs.

    ResponderExcluir
  8. Já ouvi falar desse livro, mas ainda não li. Só não sabia que era tão antigo.
    Bjus!!!

    ResponderExcluir
  9. Sempre tive curiosidade de ler essa obra, deve ser incrível Mel.
    big beijos

    ResponderExcluir