Os Testamentos | Margaret Atwood

Os Testamentos
Autora: Margaret Atwood
Editora: Rocco
Páginas: 447

Sinopse: A obra-prima distópica de Margaret Atwood, A História de Uma Serva, tornou-se um clássico do nosso tempo cuja conclusão conhecemos nesta deslumbrante sequela.
Quinze anos depois de A História de Uma Serva, o regime teocrático da República de Gileade mantém-se no poder, mas há sinais de que está a começar a cair por dentro.
Neste momento crucial, os percursos de três mulheres radicalmente diferentes cruzam-se com resultados potencialmente explosivos. Duas cresceram em diferentes territórios, separadas por uma fronteira: uma, a filha privilegiada de um Comandante de alta patente, em Gileade, e a outra no Canadá, onde acompanha ativamente os horrores praticados pelo regime do país vizinho. Às vozes destas duas jovens, saídas da primeira geração que cresceu sob a nova ordem, junta-se a voz de uma terceira, uma mulher que é um dos carrascos do regime de Gileade, cujo poder se baseia nos segredos que foi reunindo sem escrúpulos e que usa de forma cruel.
São estes segredos, há muito enterrados, que irão aproximar estas três mulheres, forçando-as a aceitarem-se e a defenderem as suas convicções mais profundas.

O que eu achei: Uma das leituras mais difíceis que já fiz nessa minha pequena vida literária, pois sempre acho distopias complicadas de serem entendidas, mas que como todas valeu muito a pena.
Os testamentos foi lançado quase 30 anos depois de O conto da Aia para "responder todas as perguntas" do primeiro livro, segundo a própria M. Atwood disse.
Confesso que me perdi um pouco com a linha do tempo e até com as personagens, pois temos 3 narrativas e focos principais (Daisy, Agnes e Tia Lydia) e foi isso que embaralhou a minha mente. O livro trata de muitas questões como política, abuso sexual, feminismo, religião e alguns outros e pra mim isso o torna muito forte, pois aborda muitas formas de resistência que foram enfrentadas pelas personagens.
Eu gostei muito do livro principalmente por descobrir toda a história por trás de Tia Lydia (e outras mulheres também) que antes de entrar em Gilead tinha outro nome e uma profissão muito marcante. Agnes por sua vez é uma adolescente comum, filha de comandante com uma aia e criada para acreditar em Gilead e tudo que acontece, quando cresce acaba se questionando e indo para um caminho diferente. Já Daisy depois de muito tempo descobre que é Nicole e eu não vou contar mais nada haha Vocês precisam ler essa continuação!

You May Also Like

11 comentários

  1. Olá
    Tudo bem?
    Adorei a resenha do livro, não conhecia mais aparenta ser uma leitura muito boa.

    Beijos da Kah
    Blog Mundo da Kah
    Canal Blog Mundo da Kah
    Instagram

    ResponderExcluir
  2. Hey dear! Loved your post and allready followed your blog, i want invite you to visit and follow my blog back <3

    www.pimentamaisdoce.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Quero muito ler "O Conto da Aia". Se gostar, depois procuro esse.
    Beijo
    Coisas de Feltro

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha do livro, me despertou certa curiosidade em ler.

    Beijos boa semana
    www.bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Acredito que seja um livro muito interessante de ler
    .
    Saudações poéticas
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  6. Ainda não conhecia de todo, mas sim vou levar a sua sugestão
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

    ResponderExcluir
  7. Olá, Mel!
    Que livro mais interessante, gostei da sua dica.
    Quanto a recarga da Novex, se você quiser comprar com desconto no site da Embelleze, tenho cupom de 10% no meu site.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia o livro, mas parece muito bom.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  9. Eu amo este livro, e se eu tiver tempo, vou pegar minha peruca nova wig with bangs human hair e dar um passeio no parque com este livro

    ResponderExcluir