Resenha: A viagem de Cilka

A viagem de Cilka
Editora: Planeta
Autora: Heather Morris
Páginas: 304

Sinopse: O inferno de Cilka é baseado na história real de Cilka Klein e na de tantas outras mulheres presas nos campos de concentração nazistas e, após o fim da Segunda Guerra Mundial, nos gulagui russos. Nessa emocionante sequência do grande best-seller mundial O Tatuador de Auschwitz, Heather Morris nos apresenta um testemunho não apenas do poder do amor e da esperança, mas também da força que há nas mulheres. A beleza salvou sua vida… mas também a levou ao inferno. Cilka Klein tinha apenas dezesseis anos quando foi levada ao campo de concentração e extermínio de Auschwitz-Birkenau, em 1942. Seus lindos e longos cabelos – os mesmos a atraírem a atenção e a curiosidade do tatuador de Auschwitz, em meio a tantas cabeças femininas raspadas naquela prisão de grandes horrores – são notados pelos oficiais nazistas. No entanto, é ninguém menos que o comandante do campo, Schwarzhuber, que a separa das demais prisioneiras, forçando-a a se submeter a terríveis violências… se quiser sobreviver. Anos depois, vem a liberação do campo. Pela proximidade de sua relação com o alto comando nazista, o exército russo classifica Cilka como “colaboradora”, e a ainda jovem é levada para uma brutal prisão soviética na Sibéria. Inocente, mas prisioneira mais uma vez, Cilka deve enfrentar novos (e outros já familiares) desafios cruéis, batalhando a cada dia pela própria sobrevivência. E em meio a esse inferno, será possível que Cilka encontre espaço em seu coração para o amor?

O que eu achei: Eu amo conhecer esse tipo de história, por mais terrível que sejam as coisas pelas quais eles passaram, isso faz parte da nossa cultura em aprender e eu acho isso de extrema importância.
Conhecer um pouco da vida de Cilka me fez querer dar valor muito mais à pequenas coisas, gestos e momentos, a desejar se apegar sempre a parte boa da coisa, quando se está passando por um turbilhão (como esse nosso caos mundial que vivemos no momento). E como é citado no livro e também em "O tatuador de Auschwitz", Cilka é a mulher mais corajosa que já conheci pois aceita passar por situalões inimagináveis para ajudar todos à sua volta, mesmo que para isso ela tenha que sofrer algumas humilhações. Foram anos nos campos de concentração e a vontade de morrer era tanta que a gez forte o bastante para viver e ainda ter um grande amor. Por mais Cilkas guerreiras que não se deixam abater.

Espero que vocês entendam a minha interpretação do livro e não me julguem por ter "gostado", pois quando eu digo que gostei, não estou querendo dizer que era lindo tudo que eles viviam, mas que a força de vontade de viver de todos, era linda!

You May Also Like

6 comentários

  1. Livros que falam sobre a Segunda Guerra Mundial nos mostra como era naquela época, gostei muito da personagem, é um livro que vale a pena ler, bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    ResponderExcluir
  2. Acredito que seja um livro com uma narrativa muito interessante de ler.
    .
    Cumprimentos poéticos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  3. Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas sim parece ter uma historia bem bonita para conhecer
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderExcluir
  4. Que bacana parece ser um ótimo livro e gostei da sua resenha

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  5. nossa, como é que eu ainda nao conhecia esse livro?! adoro historias de segunda guerra e com certeza ja quero ler esse

    www.tofucolorido.com.br
    https://www.instagram.com/liviaalli/

    ResponderExcluir