Resenha: Queria morrer, mas no céu não tem tteokbokki

 
Autora: Baek Sehee
Editora: Universo dos livros
Páginas: 192

Sinopse: O maior best-seller sul-coreano da atualidade e uma recomendação de Namjoon, do BTS!

Baek Sehee é uma jovem adulta com uma personalidade ansiosa e depressiva. A verdade é que, desde pequena, ela era introvertida e ultrassensível — e as páginas do seu diário da infância não escondem que ela se sentia meio para baixo com frequência. Mesmo enquanto cai na risada com seus amigos, Baek sente um vazio interno profundo e que não faz sentido para ela.
Agora, na fase adulta, além de conseguir pequenas doses de felicidade com a sua comida de rua favorita — o tteokbokki, um bolinho de arroz quente e picante —, Baek decide buscar na terapia uma ajuda mais certeira, e não comestível. Ela busca entender a si mesma e finalmente encontrar explicações e mais nitidez sobre a própria personalidade, que parecem ter lhe faltado durante toda a sua vida.

O que eu achei: Livros tocam pessoas de formas diferentes e esse por ser um relato pessoal pode desagradar a alguns um pouco mais (não foi o meu caso).
Sehee transcreveu em forma de diálogo suas sessões de terapia e expõe de forma limpa todos os seus julgamentos, e também sua evolução quanto ao transtorno depressivo com o qual foi diagnosticada.
Pessoalmente eu me senti muito tocada e me envolvi muito com a história dela a ponto de sentir empatia e torcer por ela. É uma realidade crua e cruel da qual as pessoas muitas vezes fecham os olhos para não ver, como ela tendo uma personalidade desagradável ou mesmo tendo julgamentos e fazendo comentários maldosos à terceiros.

Foi um soco no meu estômago, mas ao mesmo tempo uma leitura muito agradável e leve. apesar do tema complexo. Foi uma grata surpresa.

Obrigada Namjoon!

You May Also Like

2 comentários

  1. Parece ser uma leitura primorosa.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está em HIATUS DE VERÃO do dia 19 de janeiro à 06 de março, mas comentarei nos blogs amigos nesse período. O JJ, portanto, está cheio de posts legais e interessantes. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  2. Olá, Mel.
    Ainda não li essa obra. Fiquei curiosa.
    beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir